eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Memórias

Em tempo recente ouvi Bartolomeu, o de Queiróz, dizer que a memória é a primeira fantasia que carregamos, porque ela encerra tudo o que aconteceu mais, e principalmente, o que não aconteceu, o que poderia ter acontecido, o que gostaríamos que houvesse sido. Adorei essa ideia e fiquei com a sensação de que ela já morava em mim vinda de outro texto, de outro instante, de outra memória.
Noutro dia, caçando livro em uma livraria, pesquei um livro do Frei Betto que se chama “Alfabetto” suas lembranças dos tempos de escola. Quando abri o livro, nos dando as boas-vindas, tinha a Emília, dizendo que em suas memórias contaria suas filmagens na Paramount, e questionada por Dona Benta ela nos diz que em suas memórias estará o que aconteceu e o que deveria ter acontecido. Lembrei que foi dali que encontrei primeiro o que reencontrei na fala do Bartô.
Falando isso, quero dizer que qualquer memória é fantasia e vista de um ponto. Tem coisa que escrevo e me pergunto se foi mesmo assim, mas não importa porque foi assim que ficou em mim e assim que consegue sair. Se Bê ou Alê forem escrever os mesmos anos diminutos, com certeza terão outras cores. Mas este é o quadro que pinto, não só o que quero pintar, mas o único que saberia pintar.
E você, pinta como eu pinto?

3 comentários:

  1. Dinha, você fala sabiamente de coisas que a "academia" se esfola pra tratar. Na minha tese eu trabalhei (entre outras coisas) com a questão da memória. E o "must" hoje em dia é que não se pode mais dizer que a memória é "resgatada", porque ela tem que ser é construída. Assim do jeitinho que você falou. Não existe história ou memória por si só. Tudo é construção. Eu sei que vc, como historiadora, está cansada de saber disso, mas do jeito que vc fala, no blog, fica claro também para nós, os profanos. Não pinto como você pinta, e por isso que eu gosto. Porque muitas cores diferentes é muito melhor do que tudo de uma só.

    ResponderExcluir
  2. e eu, mesmo à distância, tenho mesmo, muito, me deliciado com as suas... parte também, às vezes, da minha própria...

    ResponderExcluir
  3. Meu anjo, você é parte integrante do meu álbum de figurinhas...

    ResponderExcluir