eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

domingo, 14 de novembro de 2010

Entre urnas e sonhos


Não tenho esperança na democracia burguesa. A Convergência, que me deu tantos sonhos, me tirou este.
Quando pequetitota, votei com sonhos, muitas vezes no Brizola. Meus pais levavam a gente para votar com eles. Ainda em papel.
Desde os 16 que só voto contra burguês, ou nulo.
Mas no domingo de 2010, sabia que haveria tanta esperança no ar que resolvi me dar também uma emoção, um sonho: transferi o título para a 1ª escola pública que estudei.
Minha sensação, a escola encolheu.
A Escola Municipal Ariosto Espinheira era enorme, do tamanho dos meus sonhos. Nela cabia Peter Pan e toda a Terra do Nunca. Nela cabia eu, minha mãe, minha irmã, meu primo e meu cachorro.
Nela cabia o almoço e a esperança da janta.
Nela cabia as brincadeiras de roda, pique esconde, loura do banheiro, diretora com quatro peitos, disputa de quem come mais banana.
Nela cabia os amigos, os medos, as brigas, as alegrias, o Hino Nacional e o Pelotão da Bandeira. Ilha Perdida, Escaravelho do Diabo, Veleiro de Cristal
Ela era ENORME! Me perdia no corredor e na Biblioteca, corria até cansar no pátio. Bê, pra subir no palco não precisava de uma escada? Ele não era enorme? Quem sentava no fundo da sala, não era lá no fundo mesmo?
Pois então, ela diminuiu.
Ou meus sonhos aumentaram?

2 comentários:

  1. Ai minha irmã, como você pode escrever tão, mas tão bonito? Acho que só eu e você sabemos o que é uma diretora com quatro peitos! Isso era um pesadelo de infância. E quantas coisas lindas você lembrou, com certeza precisava de escada pra subir no palco, e sem dúvida dava pra se perder nos corredores. E a escada então, tinha muuuuuitos degraus, demorava uma eternidade subir. Nem sei se quero voltar lá então, porque na minha memória a escola ainda é enorme.

    ResponderExcluir
  2. Bê, mesmo assim foi emocionante. A Terezinha, lembra? ela já nem era mais diretora quando eu cheguei lá, está bem velhnha, mas cheia de dignidade foi votar, lá, na escola que talvez, também cabia seus sonhos de professora.

    ResponderExcluir