eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Afetos e sabores
Cozinhar, comer e comemorar são atos que escondem dentro de si os segredos do mundo inteiro e talvez de outros mundos também. Pegar algo que até então era vivo, que precisou morrer para ressuscitar em nossas células, que nutre mas não só o corpo porque o sabor nutre a alma. Transmutação, alquimia, calor. Misturar os ingredientes, mais ou menos podem fazer um desastre, então...provar!
            Depois esperar porque no tempo é guardado o segredo da semente e do sabor, verificar pelo cheiro, o cheiro diz mais do que os olhos podem ver, e então aprender a dividir, não só o prato, mas o espírito, dividir o seu espírito, todo ele que você colocou junto da água na panela e ter a humildade de aceitar que ele será deglutido, devorado, e no final, aceitar e gostar... Aprender que o espírito devorado não some, se transforma junto com aquilo que encontra dentro de outros corpos, humores, estomacais as vezes.
            Existe alimento mais mágico que a batata? Cozida, assada, frita, dorê, lorada...cada uma com um gosto diferente, todas nutrem o corpo por igual, para nutrir a alma tem que encontrar na língua alheia o seu par perfeito.
            Na cozinha tem panela, água, calor, frio, colher, ingredientes, sal, açúcar, afeto...um microcosmo, um universo inteiro, assim como na toca da bruxa.
            A cozinheira e a feiticeira são no fundo a mesma mulher que espera ser devorada, saboreada, deglutida e amada.
31/5/2007

2 comentários:

  1. Co-zinhar, co-mer, co-memorar. Tudo se faz em conjunto - com os mais queridos, com os elementos, com o amor, com a vontade de transformar. E a batata é mágica mesmo! Vou me lembrar disso... hihihi!!!! beijos de bruxa <:)
    te amo!

    ResponderExcluir
  2. Minha bruxa querida e amada, minha irmã escolhida, te amo muito!! Volte sempre!

    ResponderExcluir