eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

vou virar mula sem cabeça

Estou apaixonada, perdidamente apaixonada, por um padre!
Vocês, meus fiéis 3 leitores, sabem da minha aversão pela Santa Igreja.
Aprendi desde cedo a relacionar à ela tudo de ruim que havia no mundo: ditadura militar, escravidão, genocídio étnico.
Só consegui olhar de outra maneira quando no IFCS eu estudei (viu, eu estudava lá, viu) sobre a Teologia da Libertação e depois os movimentos estudantis da Ação Popular, JUC (Juventude Universitária Católica) e JEC.
Sempre olhei com bons olhos os frades que lutaram ombro a ombro com nossos irmãos revolucionários, contra a ditadura, porque eles também sonhavam com a revolução e viam em Cristo um caminho.
Noutro dia passei na Livraria Itatiaia e comprei um livro que me chamou: Alfabetto. É a história estudantil do Frei Betto.
Este livro é mais que importante, é necessário.
Para todos que sonham com a revolução (ou já sonharam), para todos que alfabetizam, para todos que contestam a escola tão como é, para todos (que como eu) desconfia da fé católica.


Acabei o livro transbordada em lágrimas e com um profundo e desmedido amor pelo Frei Betto

8 comentários:

  1. Eu dizia que seu texto é lindo, doce, forte, como você, e que se vai virar mula eu viro juntinho contigo. Porque também sou apaixonada por um padre (bem, fui na adolescência por outro, mas era diferente..:-) Vc lembra desse meu passado). O padre em questão agora é o Ernesto Cardenal, lê meu texto sobre ele:
    http://bethaniaguerra.blogspot.com/2009/03/se-nao-vou-nicaragua-nicaragua-vem-ate.html

    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. O Betto é o máximo, o Cardenal eu conhecerei após ler o post da Be, e adiciono à lista um outro padre, o Leonardo Boff, que também escreve coisas sensacionais.

    ResponderExcluir
  3. Putz, se o catolicismo tivesse mais padres como esses três tudo seria tão diferente... Eu virava até carola de igreja!

    Ah, eu não disse, mas o Cardenal é um fiel seguidor da Teologia da Libertação, claro! Juntinho com Leonardo Boff e Frei Betto.

    ResponderExcluir
  4. Sim, vai ter que ler! É lindo, emocionante, engraçado e reflexivo, tudo ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  5. sim, nossos negros meninos continuam em grandes senzalas,
    sim, formação de professores é uma 'cabeça de bacalhau,
    sim, o capitalismo vende sempre o próximo passo, aquilo que não se tem/é
    mas, o maior dos sins, ao meu ver, é a passividade daqueles q, como nós, estão no front, nas trincheiras das escolas e poderiam fazer a diferença.
    Poucos são como vc, com coragem e, maior que isso vontade de estudar pra ser o melhor que o nosso hoje nos permite...
    Eu tenho - e vc sabe - um profundo respeito e um enorme orgulho de vc!!!!!!
    esim, lerei o livro, porque água na boca precisa ser levada à termo!

    ResponderExcluir