eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sobre Nárnia:


Não vi ainda o seu 3º filme, e vou tentar resistir a tentação de reler a Crônica antes de vê-lo para não acabar comparando como fiz com Potter 7.1. Mas não me furtarei o prazer de dar pitaco, aqui e no caderninho da mana.
“As Crônicas de Nárnia” reúnem 7 crônicas, que já foram publicadas em separado e, na versão mais atual (pelo menos em terras tupiniquins), encontram-se em um Volume único de belíssima capa com Aslam nos saudando. Para virar filme escolheram as crônicas que falam dos 4 reis: Pedro, Suzana, Lúcio e Edmundo. Mas Nárnia surge antes deles e a crônica que conta seu nascimento (quando Aslam cria Nárnia através do seu canto) é tão bonita quanto a crônica que conta sua destruição.
No filme que está em cartaz, dois dos irmãos voltam a Nárnia, pois reis e rainhas de Nárnia sempre serão reis e rainhas em Nárnia e voltarão sempre que Nárnia precisar. Mas como um tempo de fantasia, apenas as crianças retornam (embora, na última crônica, Pedro volte também).
É claro que vocês sabem que C.S. Lewis (autor de Nárnia) era amigo de Tolkien (Senhor dos Anéis). A mesma atmosfera circunda as duas terras, embora elementos diferentes passeiem por elas, podemos ver seres mitológicos, magia profunda, encantamentos. Bebem de uma fonte que J.K. Rowling bebe mais tarde quando cria Harry Potter. Magia e encantamento não tem idade, feliz das crianças que podem passear por essas terras a vontade!
No fim do livro há um ensaio do autor intitulado “Três maneiras de escrever para crianças”, em um trecho:
“A terceira maneira, a única que sou capaz de usar, consiste em escrever uma história para crianças porque é a melhor forma artística de expressar algo que você quer dizer.”
Como acredito nisso! Ganhei este livro de minha mãe em 2007, engoli suas 751 páginas em 3 dias. Sugiro que façam o mesmo.

4 comentários:

  1. eu acho que já te disso isso 1 milhão de vezes,vou me redundar, acho muito inspirador a forma como vc escreve sobre as coisas que te tocam. Tudo vira tesouro, guardado em um baú bem talhado, como um segredo...

    ResponderExcluir
  2. Que desejo compartilhar com meus tesouros maiores, amigos!

    ResponderExcluir
  3. Hum, teu texto me deu vontade de correr prá livraria, Dinha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai, acho que é o Natal, sei lá. Choro lendo tudo que a Dinha escreve. Preciso ler as Crônicas também!! Mas fiquei triste, Narnia é destruida??? E o Leão? Morre? Não me conta!

    Como você sabe desses livros! Um dos meus professores de história da arte é fã do Tolkien, e fala do livro como a grande epopéia do século XX (detalhe, o homem é catedrático em história da arte, a coisa deve ser boa meeeesmo!).

    Te amo!!

    ResponderExcluir