eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

um pouco do desafio deste ano e a concretização dele








Estando no fim do ano, e também no fim do livro, começamos o momento de avaliação final, refletindo em torno desta turma, dos objetivos iniciais, das vitórias, dos entraves. Dos 23 alunos (no início do ano eram 25 mas dois foram transferidos por motivo de mudança residencial) dois alunos apresentaram um número de faltas que excede e muito o aceitavam por lei (LDBEN 9394/96), infelizmente nossos esforços em comprometer a família com a parte que lhe cabe, não surtiu o efeito necessário.
Todos os alunos terminam este ano (e o livro) com uma história pra contar, uma história com a leitura e escrita feita com muitas dificuldades, é verdade, mas também com surpresas, descobertas e alegrias. Adriano um dia me falou, cheio de orgulho: “Eu sei ler!”, e acrescentou: “Mas minha mãe não acredita.” Adriano, nem você acreditava a tão pouco tempo.... No início do ano a palavra que mais ouvia era não, hoje tem até briga para ler primeiro.
Tive o prazer de ouvir uma mãe dizer: “Eu sei exatamente qual a atividade que fez meu filho ler, foi aquela, tia Amanda de colocar no lugar as palavras da música ‘Na base do beijo’. Essa mãe me deu um presente que não esperava receber, a certeza que dá certo e que os responsáveis compreendem o que às vezes nossos colegas não. Isso dá ou não dá um livro?
Sim, tivemos entraves, e tristezas. Embora acredite que é possível, e apesar de todo o avanço de todos os alunos, alguns encontram-se hoje (15/11/2010) sem a autonomia na leitura e complexidade na escrita necessárias para a sua aprovação para o 4º ano de escolaridade.
Mas o que conseguimos com este projeto, construir com o livro a valorização de sua capacidade de aprender, espero que nada e nem ninguém, consiga tirar destes alunos.

5 comentários:

  1. Dinha, que livro é esse? Desculpe o desconhecimento.
    Parabéns pelo trabalho!!
    Respondi lá teu comentário no meu blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo!!!!!! Ou melhor linda essa paixão!!!! Paixão essa que dá frutos. Frutos leitores, frutos escritores... E não se esqueça de remontar/recomeçar/ouseriareconvidar os estudos em sua residência em 2011, ano que pego um 2° ano de fora da escola, depois de 3 anos longe das salas de aula...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. p.s.: recebeste minha resposta à tua resposta (oi???) no teu email????

    ResponderExcluir
  4. Fabi, respondi pelo e-mail do gmail, vê se recebeu. Os encontros continuarão e acho que mais estruturados, vamos juntas nesse desafio de 2º ano!

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda, leio seu blog às vezes, (achava q seguia)mas não seguia até 2 segundos atrás... Já resolvi esse probleminha... Adorei a visita no blog e os elogios, quem não gosta (kkkkk). Quanto ao encontro em janeiro, está tudo combinado e já estou animada. Ficou feliz com as comprinhas? Espero que faça uma boa viagem e volte com a corda toda. Beijos minha nova fã (kkkkk) adorei isso de fã, estou rindo até agora

    ResponderExcluir