eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

domingo, 16 de janeiro de 2011

Saramago

Meu caso de amor com esse Zé é meio complicado. Precisei descobri-lo de novo para poder lê-lo, mas as vezes ainda empaco em alguns livros; esses ficam me parecendo aquele primeiro que precisei retornar tantas vezes até pegar no tranco. Foi assim: trabalhava na Saraiva e saramago já era o bam-bam-bam, eu achei que devia lê-lo, comprei Jangada de Pedra e deixei guardado. Quando peguei não conseguia desenrolar as páginas, lia, lia, e não lia nada. Um dia indo pro trabalho de ônibus (já no ciep) acordei (porque durmo no ônibus) e deixei o livro no banco. Achei que era um recado dos deuses : esqueça esses livro! E deixei pra lá. Quando em 2005 fui trabalhar na Ricardo em Caxias, conheci a, a menina que percorre o caminho das histórias, e ela me falou, perdidamente apaixonada, de saramago. Então me emprestou o Jangada e enfim, li. Pra mim foi assim, quase como se eu estivesse lendo em outra língua, que eu precisava aprender o ritmo, a manha. Depois de uma s páginas, nem dormia, só lia. Dele já li alguns, depois coloco a lista abaixo, mas em alguns livros eu ainda empaco, aconteceu com A história do cerco de lisboa, o homem duplicado e a viajem do elefante. Desempaquei nessas férias, o homem duplicado. Simplesmente perfeito! Me deu uma agonia gostosa do tempo que lia os vampiros de Anne Rice! Perfeito!

Do saramago:

  • Jangada de Pedra
  • O Conto da Ilha Desconhecida, 
  • A Caverna,
  • Ensaio sobre a cegueira,
  • Ensaio sobre a lucidez,
  • O homem duplicado,
  • O evangelho segundo Jesus Cristo,
  • Caim,
  • O ano de 1993

Um comentário:

  1. Um prazer ter participado deste seu reencontro.
    Tê-lo oportunizado.
    Eu amo Saramago, você sabe, e amo você (não deu tempo pra contar pra ele, mas Deus sabe)
    Saudade muita de você
    Vamos pra Sapucaí no sábaado das campeãs???

    ResponderExcluir