eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Baianice V – Bahia é terra de dois


Assim começa um ponto de Umbanda, acaba dizendo que Bahia é Terra de Cosme e Damião, tive as minhas dúvidas, nunca vi tanta criança entregue a própria sorte como lá. Talvez só estejam ainda vivas porque os gêmeos a protegem, pode ser.
Fomos duas vezes a Itaparica, a primeira do jeito “barato”, do jeito do morador: descemos o elevador Lacerda (0,15), pegamos o ônibus bem em frente (2,50), e o Ferry boat (5,20), quem mora e/ou trabalha lá, faz assim. Fomos a praia Pontal de Areia. Da segunda vez fomos de escuna e ficamos na praia do Mangue, linda. Mas a ideia aqui é outra:
Quando vi Salvador se afastando pela primeira vez, vindo de ferry boat, reparei que do lado direito havia muitos prédios, do lado esquerdo só havia casas baixas, casebres e barracos (depois olhem as fotos). Fiquei com aquele ponto na cabeça: cidade de dois, cidade partida. Da segunda vez, o guia da excursão confirmou minha ideia e chamou a nossa atenção justamente para esse fato.
Fiquei num albergue no Pelourinho, andar, andei por lá. De ônibus fui a alguns lugares, porque o aeroporto e rodoviária eram longe donde estávamos. Nunca vi tanto shopping, tanta construção de condomínios de luxo ou semi-luxo, nunca vi tanto pedinte, e olha que moro no subúrbio carioca e ando bastante por aí.
Me pareceu uma cidade que ou se tem muito, ou se tem quase nada. E não vi nenhum baiano preguiçoso. Todos os que vi, conversei, ouvi, ralavam e muito pra manterem-se agarrados no mediano.
Que Cosme e Damião continuem a olhar por eles, por nós.


2 comentários:

  1. Tomara msm que Deus continue olhando por todas as crianças de lá, daqui e acolá... E q as cidades de 2 possam um dia ser de todos ao msm tempo...

    ResponderExcluir
  2. Um porrada esse teu texto. Acho que a Dani vai gostar quando ler. Eu amei.

    ResponderExcluir