eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Futebol ao sol e a sombra

Amo Galeano! Galeano foi a minha primeira referência em América Latina, e posso confessar, mesmo depois de 10 anos na Faculdade de História, que continua sendo. Seu livro "as veias abertas da américa latina", me pegou primeiro pelo título, depois em cada palavra. Quando descobri que Galeano podia falar de tudo, inclusive de futebol, e mesmo assim falaria de política, comecei a comer outros de seus livros. (lista dos já lidos, mais abaixo). Este último lido, "futebol ao sol e a sombra" é simplesmente  fantástico, eu não sou uma apaixonada por futebol, faço parte da maior torcida desorganizada do mundo, meu coração é rubro negro, mas nem em época de copa eu me empolgo com futebol, curto a farra, os comes e bebes e a reunião de amigos, as pernas dos jogadores e curto gols, geralmente sem me importar se fomos nós que fizemos. Peguei o vício de ver globo esporte depois de 8 anos convivendo com um boleiro de bola cheia, mas, é só! Só que Galeano consegue subverter tudo isso, vejam:
"Embora com os mesmos direitos, nunca competem nas mesmas condições o jogador que vem da fome e o atleta bem alimentado. Mas pelo menos no futebol há alguma possibilidade de ascensão social para o menino pobre, em geral negro ou mulato, que só tem a bola como único brinquedo: a bola é a única varinha mágica em que pode acreditar." ou ainda:
"Quando um astro demora para amarrar as chuteiras, não é por inabilidade dos dedos, mas por astúcia do bolso: está exibindo a marca Adidas, Nike ou Reebock nos pés"
"Nunca o mundo foi tão desigual nas oportunidades que oferece e tão nivelador nos costumes que impõe: neste mundo de fim de século, quem não morre de fome, morre de tédio."


Galeano fala do futebol desde o início dos tempos, de cada copa e dos jogadores que fizeram história, de gols memoráveis, e em todas suas palavras, as veias latinas, continuam a sangrar.


De Galeano:
"As veias abertas da América Latina"
"Bocas do Tempo"
"Teatro do Bem e do Mal"
"De pernas pro ar"
"O livro dos abraços"
"Mulheres"

Nenhum comentário:

Postar um comentário