eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um elefante encanta muita gente...

Tem livro que empaca, eu empaque na Viagem do Elefante de Saramago. Comecei a ler umas 3 ou 4 vezes e empacava, colocava de lado e demorava tempos pra retornar. Aí começava pelo começo e lá pelas tantas empacava de novo. Decidi esse ano desempacar umas leituras que ao longo dos anos ficaram d elado, desempacar ou desencanar de vez, porque como muito sabiamente me libertou Pennac, um dos direitos do leitor é o direito de não ler (Daniel Pennac em Como um Romance). Mas toda vez que deixo um livro de lado sinto uma dó... então resolvi que esse ano eu tentaria desempacar alguns e , caso não conseguisse, iria deixá-los de lado para sempre! (ou até dar vontade de ler de novo, mas sem tristeza).
Viagem do Elefante foi desempacado! Li num pulo. Não é um dos mais apaixonantes do Saramago (o último dele que li havia sido o Homem Duplicado que me deixou tonta de tão bom) mas é sereno e gostoso. Dá vontade de ter um Salomão, de correr no zoológico e fazer carinho na tromba do elefante.
E como sempre, Saramago nos brinda com suas pérolas deliciosas e suas cotoveladas no cristianismo. Em um dado momento, o cornaca (tratador de elefante), indiano, resolve vender pelos de elefante dizendo que fará nascer cabelos, e reflete que apesar da abundância de deuses em sua cultura, eles estão muito menos propícios as supertições do que os cristãos e fala a seguinte frase, linda, linda, linda: “Ter que pagar pelos próprios sonhos deve ser o pior dos desesperos”. Nossa! Dá uma tese, não dá não Bê?!
Saramago, Leiamos!!!

2 comentários:

  1. Dinha, o que há com Salomão que eu também empaquei, hein? Já comecei algumas vezes e deixei, fui e voltei. Mas voltarei novamente. Com certeza a frase que você citou daria uma tese. Acho que cada parágrafo de Saramago dá muitas teses. E 'Caim', você já leu? Esse não dá pra empacar. Ele destila a ironia fina o tempo todo, delicioso.

    ResponderExcluir
  2. Eu li Caim sim, assim de um pulo só! mas o elefante empaca mesmo, á muito pesado, kkkkk.
    Outro dele que empaquei é "História do cerco de Lisboa" mas está na lista para desempacar.

    ResponderExcluir