eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Liberdade, liberdade , abre as asas sobre nós

Fiquei com receio de ler o livro da Ingrid Bitancourt, tinha medo de que ela metesse o malho das FARC com um discurso imperialista. Não sou Farquista, não sou a favor dos seus métodos e meios, e questiono ideologicamente, mas é um questionamento de esquerda, não de direita. Estava com receio de acabar dando razão ao sequestro, de tanto ler uma leitura direitosa sobre as FARC. Nada disso aconteceu, Não há silêncio que não termine, é um livro porreta.
Ele é daqueles livros que te prendem até a última gota, você lê como se fosse livro de ficção, até porque é muito difícil acreditar ou assumir que aquilo tudo fosse verdade. Ingrid escreve lindamente, visceralmente. É um livro que te angustia, que você chora, que você ri, que você torce para que dê certo. A relação que  mantém com os presos e com os farquianos, a importância que pequenas coisas tomam, a dimensão da solidão no meio da floresta, da incerteza, nos leva muito além da Colômbia, nos leva até o íntimo da condição humana.
“pois descobri que o que os outros têm de mais precioso a nos oferecer é o tempo, ao qual a morte dá seu valor” (Ingrid falando de um farquiano que a ensina a fazer um cinto artesanalmente e que ela passa a fazer como um presente para seus filhos no aniversário de cada um, como uma maneira de contar o tempo, dar sentido a própria vida)
“ele teve escolha!(...) aquele homem não era um autômato programado para fazer o bem e sofrer um castigo em nome da humanidade” (Ingrid refletindo sobre a bíblia e Jesus, em seu primeiro milagre, a expressão de Maria e a escolha que muda seu destino)
“e fiz uma promessa pra mim mesmo: se um dia eu saísse dali, eu aprenderia a cozinhar para aqueles que amo” lindo né?! De tão simples, carrega toda a emoção do mundo!
Ah.... e a leitura compartilhada em plena selva??? Escuta essa Lê: “Escute, se quiser podemos ler juntos: eu leio de manhã, passo o livro ao meio dia e você me devolve a noite” Sabe de qual livro estamos falando?! Harry Potter e a Câmara secreta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Na selva colombiana salvando almas da solidão!
“eu ainda conservava a mais preciosa liberdade, que ninguém jamais poderia tirar: a liberdade de decidir quem eu queria ser.”

2 comentários:

  1. Lindo demais, o teu texto e os relatos orais seu e de mamãe. Eu já sei que preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Bê esse livro é daqueles que a gente diz : NECESSÁRIO!

    ResponderExcluir