eu e minha metade inteira

eu e minha metade inteira
quinta da boa vista, quase ontem

domingo, 3 de julho de 2011

A Revolução dos Bichos

Sabe aquele livro que todo mundo diz que você vai amar, que você encontra referência em inúmeros lugares mas nunca se interessa realmente em lê-lo? Pois então, essa havia sido minha história com "A Revolução dos Bichos", até mês passado.
Como vocês sabem, ano passado fizemos em nossa escola uma grande campanha de empréstimo de livros, e para isso, contamos com a ajuda de muitos parceiros que doaram parte de seu acervo pessoal, (não posso nunca deixar de agradecê-los, como alguns estão entre vocês, obrigada), mexendo este ano nos livros para retomar os empréstimos me vi com "A revolução..." nas mãos, olhei e pensei, acho que já é ora, peguei emprestado e trouxe pra casa.
Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!! Por que demorei tanto para lê-lo? Por que não o li com 13, 14 anos e a cabeça tão povoada de marxismo-leninismo-trotskysmo? Mas agradeci não ter fadado este livro a montanha interminável de livros que infelizmente eu nunca lerei.
Para quem não leu, eu recomendo, para quem já leu, peço para postarem seus comentários sobre ele, eu amei de um amor incondicional.
Bê, pensei muito em você quando li sobre o autor, veja só: George Orwell alistou-se para combater na Guerra Civil Espanhola mas, diferente da maioria dos intelectuais que se alistavam, lutou no POUM, ao lado dos anarquistas socialistas e não nas brigadas internacionais dos comunistas ortodoxos, ele já denunciava os abusos stalinistas e toda prática totalitarista. Apaixonante não?!
Termino com suas palavras ao finalizar o livro:"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem, outra vez.; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.'

6 comentários:

  1. Não li o livro, mas vi o filme, e fiquei fascinada com a denúncia ao stalinismo! :)

    ResponderExcluir
  2. Amiga!!!!!!!!!!!!!! eu não vi o filme! amanda não vê filmes!! nem sabia que haviam feito um filme, vou tentar achar, beijos estalados mas não stalinistas

    ResponderExcluir
  3. Val viu o filme!!! Que lindo!! (hahaha)

    Agora, falando sério: não li ainda esse livro do Orwell, só li o 1984, antes de ver o filme, que também existe e que tenho e posso emprestar (pra ver no computador). Entendo quando vc fala que gostou de um amor incondicional pois é assim que me sinto em relação ao 1984. Esse livro me abriu muito os olhos, e é interessante como ele sempre me vem à mente e me ajuda a entender tanta coisa do meu dia-a-dia, sobretudo do meu dia-a-dia cheio das burrocracias do serviço público.
    Sobre a filliação do Orwell ao Poum, me lembrei de um filme que vi, maravilhoso, que se chama Terra e Liberdade. Fala desse contexto da guerra civil espanhola e da relação entre as oposições anarquista socialista e a comunista ortodoxa e totalmente controlada pelo Estado. O filme é lindo demais. Estive com ele por um tempo emprestado, tive que devolvê-lo sem conseguir copiá-lo, agora não dá mais pra pedi-lo emprestado de novo. Uma pena, tomara que tenha em locadoras ainda. É um filme formativo. Assim como as estória do Orwell. E sabendo do histórico dele, entendi tudo. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu também não li esse do George Orweel, só o 1984. Mas cito o autor na minha tese de doutorado, ele é fundamental! O POUM foi funadado por Andreu Nin (torturado e assassinado em 1937), que era o maior encrenqueiro (no bom sentido), antiestalinista e foi trosko um bom tempo, mas rompeu com Trotsky também, por não concordar com táticas entristas.
    Mel: Terra e Liberdade é maravilhoso, e foi um dos motivos que me levou a estudar a Guerra civil espanhola no mestrado. Eu tenho em casa, na casa da mamãe. Podemos ver todas juntas se quiserem. :-)
    Dinha: preciso ler Revolução dos bichos. Também.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada moças! sim, Bê, devemos ver este filme juntas, eu pensei em A Coisa, mas...KKKKK Brincadeira, Terra e Liberdade foi o 1º filme que vi no IFCS como estudante, e eu lembro do seu encantamento sobre isso quando quis estudar no mestrado e eu lembro de mim te perguntando: Mas isso não é história? Como ainda era pequena e tacanha minha cabecita.... que bom que hoje eu vejo, mais até do que entendo, mas vejo e sinto que o todo é um. Amo vocês, Bê, vem logo! mandamos até esfriar o Rio pra você senti-lo meio europeu;)

    ResponderExcluir
  6. Este livro é ótimo, assim como 1984.
    A lição dele é a daquele conhecido ditado francês: quanto mais as coisa mudam, mais elas continuam as mesmas.
    Valeu.

    ResponderExcluir